quarta-feira, 12 de março de 2014
Teoria da aprendizagem segundo Vygotsky:
- Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
- Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e ideias.
- A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
- A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
- Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
- A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
- Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.
- Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.
- O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento.
- O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno.
- Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos
- Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.
- Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.
Quem foi Vygotsky?
Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena
cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela
Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União
Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta
e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação
sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso
secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos,
matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade
de direito.
Formado,
voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele
apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um
laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a
sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade,
tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Tinha
contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu
estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu
projeto de pesquisa.
Dentre as ideias de Vygotsky, está o pensamento de que as características típicas
do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética
do homem e seu meio sociocultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma
o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Para o teórico, a cultura é parte
constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos
entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os
sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da
Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
Em 1925,
já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da
Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de
mestrado.
Fontes de
pesquisa:
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