quinta-feira, 20 de março de 2014


COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA KUBITSCHEK
3ª Serie do curso de Formação de Professores
Componente Curricular : Matemática
Professora: Olânova Scalzo
Ativdade: “A importância do jogo no ensino matemático” Data: 20/03/2014
Nome(s) da(s) Aluna(s): Alana Gomes                                 Turma: 3001
                                       Ana Ariel S. Neves       
                                       Ana Karoline 
                                       Andrezza Bouvier
                                       Jessica Canuto
                                       Lívia Camillo
                                       Thaynara Jesus
                                      

A importância do jogo no ensino Matemático

A correlação entre o jogo e a Matemática é algo fascinante , principalmente na Educação Infantil, pois é nesse período que as crianças tem maior ligação com o lúdico e maior facilidade em aprender com aquilo que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico.
“È de estrema importância que a criança esteja inserida neste ambiente de brincar e ao mesmo tempo buscar conjecturas, reflexões, análise e criação. Podemos dizer a palavra criação porque usar ao imaginação em um jogo a criança está sendo criativa também. O jogo, a partir do momento que está cobrando imaginação da criança, passa a ajudá-la a desenvolver a sua capacidade de não só resolver problemas, mas de também encontrar varias maneiras de resolvê-los (RIZZI, HAYDT, 2001, p. 63).”
Um dos alvos do ensino da Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, aumentando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.
Temos de ficar atentos ao fato de que a matemática exige imaginação, não se pode ensinar matemática de forma a fazer a criança pensar de apenas uma maneira. Se o jogo passa pelo caminho das regras, ideias, estrategias, previsões, execuções e analise de possibilidades, seu uso deve ser incentivado na escola, principalmente no ensino da matemática.
“O jogo atrai a atenção pelo fato de estar competindo, e como todos os jogos, ou se destrói o inimigo, ou considera o adversário como referência constante para o dialogo consigo mesmo. Quando os jogos são propostos para as crianças, a reação mais comum entre elas é a alegria, e interesse pelo jogo simplesmente não basta, é preciso que haja uma intervenção pedagógica a fim de que esse jogo seja útil na aprendizagem de conceitos. È necessário também quem essa atividade represente desafio , que seja capaz de gerar “conflitos cognitivos”, que segundo Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do sujeito”(RIZZI, HAYDT, 2001, p. 68)
Os pequenos aprendem bastante com os jogos, pois a partir das situações criadas por eles, elas conseguem chegar a uma estrutura logica, segundo Piaget “o jogo é a construção do conhecimento, principalmente no períodos sensório-motor e pré-operatório”,
O jogo é pedagogicamente muito produtivo ao professor , pois facilita a aprendizagem de algo que muitas vezes pode ser de difícil assimilação. E produtivo para o aluno que desenvolve a capacidade de pensar, analisar, refletir e, compreender conceitos matemáticos.

Bibliografia:

RIZZI, Leonor, HAYDT, Regina Cecilia C. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Editora Àtica, 2001.
http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-79.pdf

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