quinta-feira, 20 de março de 2014
COLÉGIO ESTADUAL JÚLIA KUBITSCHEK
3ª Serie do curso de Formação de
Professores
Componente Curricular : Matemática
Professora: Olânova Scalzo
Ativdade: “A importância do jogo no
ensino matemático” Data: 20/03/2014
Nome(s) da(s) Aluna(s): Alana Gomes Turma: 3001
Ana Ariel S. Neves
Ana Ariel S. Neves
Ana Karoline
Andrezza Bouvier
Jessica Canuto
Lívia Camillo
Thaynara Jesus
A importância do jogo no ensino Matemático
A correlação entre o jogo e a
Matemática é algo fascinante , principalmente na Educação
Infantil, pois é nesse período que as crianças tem maior ligação
com o lúdico e maior facilidade em aprender com aquilo que as cerca.
A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e
desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos
jogos como recurso pedagógico.
“È de estrema importância que a
criança esteja inserida neste ambiente de brincar e ao mesmo tempo
buscar conjecturas, reflexões, análise e criação. Podemos dizer a
palavra criação porque usar ao imaginação em um jogo a criança
está sendo criativa também. O jogo, a partir do momento que está
cobrando imaginação da criança, passa a ajudá-la a desenvolver a
sua capacidade de não só resolver problemas, mas de também
encontrar varias maneiras de resolvê-los (RIZZI, HAYDT, 2001, p.
63).”
Um dos alvos do ensino da Matemática,
encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de
jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o
professor sabe propor boas questões aos alunos, aumentando suas
capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da
Matemática.
Temos de ficar atentos ao fato de que a
matemática exige imaginação, não se pode ensinar matemática de
forma a fazer a criança pensar de apenas uma maneira. Se o jogo
passa pelo caminho das regras, ideias, estrategias, previsões,
execuções e analise de possibilidades, seu uso deve ser incentivado
na escola, principalmente no ensino da matemática.
“O jogo atrai a atenção pelo fato
de estar competindo, e como todos os jogos, ou se destrói o inimigo,
ou considera o adversário como referência constante para o dialogo
consigo mesmo. Quando os jogos são propostos para as crianças, a
reação mais comum entre elas é a alegria, e interesse pelo jogo
simplesmente não basta, é preciso que haja uma intervenção
pedagógica a fim de que esse jogo seja útil na aprendizagem de
conceitos. È necessário também quem essa atividade represente
desafio , que seja capaz de gerar “conflitos cognitivos”, que
segundo Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o
desenvolvimento intelectual do sujeito”(RIZZI, HAYDT, 2001, p. 68)
Os pequenos aprendem bastante com os
jogos, pois a partir das situações criadas por eles, elas conseguem
chegar a uma estrutura logica, segundo Piaget “o jogo é a
construção do conhecimento, principalmente no períodos
sensório-motor e pré-operatório”,
O jogo é pedagogicamente muito
produtivo ao professor , pois facilita a aprendizagem de algo que
muitas vezes pode ser de difícil assimilação. E produtivo para o
aluno que desenvolve a capacidade de pensar, analisar, refletir e,
compreender conceitos matemáticos.
Bibliografia:
RIZZI, Leonor, HAYDT, Regina Cecilia C.
Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Editora
Àtica, 2001.
http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-79.pdf
Marcadores:Matemática
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