quinta-feira, 20 de março de 2014
A expressão "atendimento educacional especializado", que já vinha sendo utilizada pela literatura especializada, foi recepcionada pela carta constitucional de 1988,a qual, no seu artigo 208, inciso lll, proclama como dever do Estado, entre outros, o de garantir "AEE" a todos que necessitam/possuem necessidades especiais. O AEE é uma modalidade de ensino que passa em todos os níveis, graus e etapas do percurso escolar e tem como objetivos, entre outros, identificar as necessidades e possibilidades do aluno com deficiência, elaborar planos de atendimento, visando ao acesso e à participação no processo de escolarização em escolas comuns, atender o aluno com deficiência no turno oposto (contra-turno) aquele que frequenta a sala de aula comum, produzir e/ou indicar materiais e recursos didáticos que garantem acessibilidade do aluno com deficiência aos conteúdos curriculares ,acompanhar o uso desses recursos e, sala de aula, verificando sua funcionalidade, sua aplicabilidade e a necessidade de eventuais ajustes, e orientar as famílias e professores quanto aos recursos utilizados pelo aluno. O AEE disponibiliza programas de enriquecimento curricular no ensino de altas habilidades, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e recursos de tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo o processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum. O AEE é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais (líbras) da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do Soroban ,da orientação e mobilidade , das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimentos dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não-ópticos, da tecnologia assistiva e outros. Para atuar na educação especial o professo deve ter como base de sua formação inicial e acentuada, conhecimentos gerais para o exercício da decência e conhecimentos específicos da árvore.

0 comentários:

Pesquisar este blog

Colaboradoras

Translate

Tecnologia do Blogger.